11 setembro 2005

Vestibular

Sei que falar sobre o vestibular já é um assunto mais do que batido, mas que infelizmente atormenta nossa realidade e não tem previsões de mudanças.
Será que avaliar quais alunos conseguiram decorar melhor determinadas matérias é a melhor forma de escolher quem é capaz de cursar uma universidade?
Eu acredito que não, mas admito que ainda não consegui imaginar nenhuma outra forma de avaliação justa e livre de fraudes para a seleção dos alunos. Vamos supor que alguma universidade decidisse classificar seus candidatos através do seu histórico escolar, não tardaria a surgir escolas especializadas em fornecer apenas bons boletins e despreocupadas com o ensino real.
Pra falar a verdade, o problema já se inicia na necessidade de se fazer uma faculdade para garantir um emprego descente. Caso houvesse cursos técnicos em quantidade suficiente para atingir a demanda, que realmente formassem profissionais bem qualificados e estes fossem posteriormente remunerados de acordo com o seu nível de aprendizagem, não seria necessária tanta luta e sofrimento.
É absurdo o que a pressão e o estresse proveniente de todo o processo do vestibular fazem na cabeça de um jovem, que tem que conciliar seus problemas pessoais característicos desta fase da vida com mais esta chaga.
Pretendo ainda discorrer mais vezes sobre este assunto, por hora já basta esta demonstração de indignação perante este processo injusto.

Nenhum comentário: